VISÃO GERAL DO SECTOR
Moçambique tem uma das principais reservas mundiais de Gás Natural, na sequência das descobertas feitas pelos operadores das Área 1 e 4 na Bacia do Rovuma, representando aproximadamente 180 triliões de pés cúbicos (TCF). No entanto, num mercado em baixa, a materialização deste potencial torna-se dispendiosa e complexa. Contudo, tendo em conta os anúncios de Decisão Final de Investimento para os projectos da Bacia do Rovuma, as concessões resultantes do 5º e 6º Concursos e outros factores globais, tais como a queda dos preços do petróleo e a tendência de descarbonização, em combinação com as perspectivas de investimento a nível do Midstream e do Downstream, o sector do gás aparece como um dos mais importantes investimentos que permitirá uma transição energética mais sustentável e inclusiva.
GÁS NATURAL (UPSTREAM)
Firmar parceria com uma empresa Local, para obtenção de participação nas áreas, que poderá ser através de Concurso, Adjudicação directa e negociação:
A Base Logística
A Base Logística de Pemba foi concebida como um centro de serviços integrados destinados a fornecer infra-estruturas e serviços logísticos como um balcão único para apoiar a Indústria do Petróleo e do Gás, em todas as suas fases (exploração, desenvolvimento e produção).
Serviços prestados e instalações disponíveis:
Infra-estruturas marítimas:
Palma
MOF
TERMINAL LNG
Porto Comercial
Pemba
Outras Áreas
GÁS NATURAL (DOWNSTREAM)
As principais oportunidades no downstream, enquadram-se no âmbito do lançamento do Concurso Público designado de “Oportunidades do Gás Doméstico”, através da qual foram adjudicadas as empresa Yara, Shell e GL Energy para Fertilizantes (Amónia/Urea), Gás para Líquidos (GTL), Geração de Energia; que de momento não se vislumbra um avanço significativo, tendo estes proponentes demonstrado um desinteresse em continuar estes projectos, devido a compromissos ambientais.
Bacia de Moçambique : PPA e PSA
Bacia do Rovuma
Aprovados 400 mmscfd para utilização em projetos domésticos.
Gas to Power – Geração de Energia para Indústria e consumo doméstico – Nampula
i. Serviços técnicos e profissionais
a. Laboratórios Analíticos – para testes e
certificação de infra-estruturas (por exemplo, Instalações NDT)
b. Centro de desenvolvimento de negócios – programa
certificação (ISO 9001, ISO 14001)
c.Desenvolvimento de mão de obra qualificada – estabelecimento de centro de treinamento de profissionais- Practical Training Facilitation Centers (PTFC)
a. Parcerias (ou estabelecimento) com instituições financeiras
instituições para facilitar o acesso ao crédito por empresas e aconselhamento sobre financiamento
Regulando os Recursos Petrolíferos do País Rumo à Eficiência e Sustentabilidade Energética
Na sequência do 2º concurso público para a concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos, às companhias Anadarko Mozambique Area 1 e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, foi-lhes adjudicada a Área 1 em ambiente offshore da Bacia do Rovuma. A referida Área encontra-se localizada na parte norte da Província de Cabo Delgado, em águas rasas à muito profunda. O Contrato de Concessão de áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos (CCPP) foi assinado a 20 de Dezembro de 2006 e com a data efectiva a partir de 1 de Fevereiro de 2007.
Estimativa mediana de 43 tcf (triliões de pés cúbicos) de gás.
4 Reservatórios Transzonais:
Estimativa mediana de 3,4 (triliões de pés cúbicos) Tcf de gás natural.
Estimativa mediana de 8,4 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural
Os Reservatórios do são do Paleoceno.
Área de Descoberta Tubarão Tigre (1254 km2), tem 3 reservatórios do Cretáceo (K1,K2 e K3), sendo o K2 o melhor em Orca e Tubarão-Tigre e possui uma estimativa mediana de 0.323 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural.
A avaliação técnica completa do potencial do Cretáceo na Área 1, ente as Áreas de Descoberta Tubarão Tigre e Orca, determinou que contém reservatórios pequenos, descontínuos e de baixa qualidade, e isso provavelmente apresentaria desafios significativos no fornecimento de quantidades comercias de gás. Dos três reservatórios de Cretáceo (K1,K2 e K3) avaliados, o melhor é o K2 em Orca e Tubarão-Tigre que possui recurso médio de 0.323 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural.
Esta descoberta foi feita na Área 1 pela Anadarko em 2013 através furo Orca-1, cujo reservatório é de idade do Paleoceno Médio, tendo sido subsequentemente avaliada através dos furos Manta-1, Orca-2, Orca-3 e Orca-4.
A descoberta localiza-se a cerca de 10 Km da linha da costa, 250 Km da cidade de Pemba. Este reservatório é de idade do Paleoceno Médio e não é partilhado. A estimativa média dos recursos é de cerca de 8.4 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural in situ, segundo estimativas submetidas pela Total.
O reservatório na descoberta Orca encontra-se a profundidades que variam de 4000 à 5000m abaixo do nível médio do mar, e a coluna de água de cerca de 600m à 1200m. A extensão é de cerca de 30 Km.
Esta descoberta foi feita pela Anadarko em Janeiro de 2011 através do furo Tubarão-1 e avaliada pelo furo Tubarão-2 (negativo) em 2013. A descoberta localiza-se a cerca de 25 Km da linha de costa, 50 Km do Nordeste do distrito da Mocímboa da Praia e 200 Km do Nordeste da Cidade de Pemba.
O reservatório encontra-se completamente na Área 1. A estimativa média dos recursos é de cerca de 3,4 tcf (triliões de pés cúbicos) de gás in situ.
O reservatório encontra-se a uma profundidade de 3500 a 4000 metros abaixo do nível médio das águas do mar. A coluna de água varia entre 800 e 1200 metros. A extensão da descoberta Tubarão é de cerca de 20 Km orientado de Oeste à Este.