Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

01-12-2025 | CAPACITAÇÃO DE QUADROS EM PETRÓLEO E GÁS

MOÇAMBIQUE REFORÇA COMPETÊNCIAS EM PETRÓLEO E GÁS: FUNCIONÁRIOS DO ESTADO EM FORMAÇÃO ESTRATÉGICA NO JAPÃO

Maputo, 01 de Dezembro  de 2025 – Catorze (14) técnicos de várias instituições do Estado, encontram-se em Tóquio, Japão,  para participar numa formação especializada em petróleo e gás natural, no âmbito da cooperação entre Moçambique e Japão.  A delegação integra representantes do Tribunal Administrativo, Ministério das Finanças, Autoridade Tributária de Moçambique, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e  Instituto Nacional de Petróleo (INP).

A formação, que decorre de 25 de Novembro a 12 de Dezembro de 2025, resulta do Memorando de Entendimento entre a Japan Organization for Metals and Energy Security (JOGMEC), o INP e a ENH. Ao longo das três semanas, os participantes irão aprofundar conhecimentos essenciais sobre gás natural e Gás Natural Liquefeito (GNL), incluindo desenvolvimento de recursos upstream, tecnologias de liquefação, terminais de recepção, gestão de projectos EPC, logística, métodos de construção modular, operações FLNG, análise económica, ambiente e segurança. O programa prevê ainda visitas técnicas à instalações de regaseificação de GNL no Japão, permitindo contacto directo com práticas avançadas da indústria.

O Presidente do Conselho de Administração do INP, Nazário Bangalane, destaca a importância estratégica desta capacitação para o país. “A formação contínua, resultante da nossa sólida cooperação com o Japão, é fundamental, pois permite transferir conhecimento tecnológico, capacitando os nossos quadros para gerir de forma eficiente e sustentável os nossos vastos recursos petrolíferos. Representa um investimento directo na capacidade técnica e reforço da soberania nacional.”

Os beneficiários da formação demonstraram igual entusiasmo. Para Sandra Cuna, técnica do INP, o treinamento é uma “oportunidade distinta de imersão no complexo e empolgante mundo da indústria de petróleo e gás”, que irá enriquecer profundamente a experiência profissional, no domínio da planificação e modelagem económica dos projectos de petróleo e gás em Moçambique.

“Um treinamento em GNLé oportuno, considerando o número de projectos de GNL que Moçambique possui actualmente. Esperamos que este treinamento possa munir-nos de conhecimentos para a participação nos projectos em fase de desenvolvimento e produção e transmitir bases técnicas sólidas para avaliações de reservas e melhor gestão das respectivas participações do Estado, considerou”, Zélio Chaúque, técnico da ENH.

Jossefa Numaio, funcionário do Tribunal Administrativo (TA), considerou que os conhecimentos adquiridos na formação em GNL ajudarão no aperfeiçoamento da acção fiscalizadora do TA, bem como na aplicação de maior rigor no controlo da gestão das receitas geradas pela exploração dos recursos petrolíferos.

Por sua vez, Neltone Foquiço do INP realça a relevância da componente contratual, porquanto “vai ajudar-nos a compreender melhor as práticas de negócio que regem a indústria de petróleo e gás a nível global.

A iniciativa reitera o compromisso de Moçambique em desenvolver o seu capital humano para garantir a excelência na pesquisa, exploração e gestão dos seus recursos naturais.

Refira-se que o programa de formação (Overseas Training Program), está activo desde Maio de 1989, e tem como objectivos primários reforçar competências técnicas e fortalecer o relacionamento entre o Japão e os países produtores de petróleo e gás, incluindo Moçambique. Ao mesmo tempo, a iniciativa representa uma oportunidade para actualizar conhecimentos em áreas como produção offshore, gestão de dados sísmicos e análise de modelos regulatórios internacionais.

Notícias Recentes

01-12-2025 | CAPACITAÇÃO DE QUADROS EM PETRÓLEO E GÁS

MOÇAMBIQUE REFORÇA COMPETÊNCIAS EM PETRÓLEO E GÁS: FUNCIONÁRIOS DO ESTADO EM FORMAÇÃO ESTRATÉGICA NO JAPÃO Maputo, 01 de Dezembro  de 2025 – Catorze (14) técnicos de várias instituições do Estado, encontram-se em Tóquio, Japão,  para participar numa formação especializada em petróleo e gás natural, no âmbito da cooperação entre Moçambique

Ler mais
PortuguêsptPortuguêsPortuguês

ÁREA 1

Na sequência do 2º concurso público para a concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos, às companhias Anadarko Mozambique Area 1 e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, foi-lhes adjudicada a Área 1 em ambiente offshore da Bacia do Rovuma. A referida Área encontra-se localizada na parte norte da Província de Cabo Delgado, em águas rasas à muito profunda. O Contrato de Concessão de áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos (CCPP) foi assinado a 20 de Dezembro de 2006 e com a data efectiva a partir de 1 de Fevereiro de 2007.

ÁREA DE DESCOBERTA PROSPERIDADE

Estimativa mediana de 43 tcf (triliões de pés cúbicos) de gás.

4 Reservatórios Transzonais:

  • Oligoceno Superior Norte;
  • Oligoceno Superior Sul;
  • Oligoceno Inferior;
  • Eoceno Superior;

ÁREA DE DESCOBERTA TUBARÃO

Estimativa mediana de 3,4 (triliões de pés cúbicos) Tcf de gás natural.

ÁREA DE DESCOBERTA ORCA

Estimativa mediana de 8,4 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural

Os Reservatórios do são do Paleoceno.

ÁREA DE DESCOBERTA ORCA

Área de Descoberta Tubarão Tigre (1254 km2), tem 3 reservatórios do Cretáceo (K1,K2 e K3), sendo o K2 o melhor em Orca e Tubarão-Tigre e possui uma estimativa mediana de 0.323 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural. 

DESCOBERTAS TUBARÃO TIGRE E ORCA (CRETÁCICO LEQUE 1, 2 E 3), ROVUMA OFFSHORE ÁREA 1

A avaliação técnica completa do potencial do Cretáceo na Área 1, ente as Áreas de Descoberta Tubarão Tigre e Orca, determinou que contém reservatórios pequenos, descontínuos e de baixa qualidade, e isso provavelmente apresentaria desafios significativos no fornecimento de quantidades comercias de gás. Dos três reservatórios de Cretáceo (K1,K2 e K3) avaliados, o melhor é o K2 em Orca e Tubarão-Tigre que possui recurso médio de 0.323 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural.

DESCOBERTA ORCA (LEQUE DO PALEOCENO MEDIO), ROVUMA OFFSHORE ÁREA 1

Esta descoberta foi feita na Área 1 pela Anadarko em 2013 através furo Orca-1, cujo reservatório é de idade do Paleoceno Médio, tendo sido subsequentemente avaliada através dos furos Manta-1, Orca-2, Orca-3 e Orca-4.

A descoberta localiza-se a cerca de 10 Km da linha da costa, 250 Km da cidade de Pemba. Este reservatório é de idade do Paleoceno Médio e não é partilhado. A estimativa média dos recursos é de cerca de 8.4 Tcf (triliões de pés cúbicos) de gás natural in situ, segundo estimativas submetidas pela Total.

O reservatório na descoberta Orca encontra-se a profundidades que variam de 4000 à 5000m abaixo do nível médio do mar, e a coluna de água de cerca de 600m à 1200m. A extensão é de cerca de 30 Km.

DESCOBERTA TUBARÃO (EOCENO), ROVUMA OFFSHORE ÁREA 1

Esta descoberta foi feita pela Anadarko em Janeiro de 2011 através do furo Tubarão-1 e avaliada pelo furo Tubarão-2 (negativo) em 2013. A descoberta localiza-se a cerca de 25 Km da linha de costa, 50 Km do Nordeste do distrito da Mocímboa da Praia e 200 Km do Nordeste da Cidade de Pemba.

O reservatório encontra-se completamente na Área 1. A estimativa média dos recursos é de cerca de 3,4 tcf (triliões de pés cúbicos) de gás in situ.

O reservatório encontra-se a uma profundidade de 3500 a 4000 metros abaixo do nível médio das águas do mar. A coluna de água varia entre 800 e 1200 metros. A extensão da descoberta Tubarão é de cerca de 20 Km orientado de Oeste à Este.